Deep web: a origem dos Bitcoins

Compartilhe!


O criador do Bitcoin e sua história







Nakamoto, criador do Bitcoin, nunca revelou sua verdadeira identidade. De acordo com o site do Bitcoin, depois de trabalhar no projeto de criação dessa moeda por alguns anos, seu misterioso criador se muda e deixa a comunidade onde cresceu. 

Não existem registros sobre a identidade de Nakamoto ou de identidades anteriores à criação do Bitcoin. No seu perfil da fundação P2P, Nakamoto se diz um homem com cerca de 37 anos e vivendo no Japão, o que não parecia evidente, dado seu bom Inglês e o fato de que seu software não está documentado em Japonês. 

O formato britânico de seus escritos sugere que Nakamoto tenha origem britânica. Entretanto, às vezes, utilizava grafia americana, tentando mascarar sua origem.

A primeira versão do software original do Bitcoin parece ter tido origem colaborativa, levando muitos a crerem que Satoshi Nakamoto tenha sido um pseudônimo dado a um grupo de pessoas.

Várias investigações sobre a identidade de Satoshi foram feitas pelas empresas The New Yorker e Fast Company. A primeiro chegou a Michael Clear, um jovem estudante pós-graduado em cryptografia no Trinity College em Dublin, que foi aclamado como o melhor estudante na graduação na mesma universidade em 2008. No ano seguinte havia sido contratado pelo Allied Irish Banks para melhorar seu software de negociação de moedas e também é co-autor de um paper sobre tecnologia peer-to-peer.

A investigação da Fast Company levou a uma evidência entre o registro de uma patente de criptografia registrada por Neal King, Vladimir Oksman e Charles Bry em 15 de agosto de 2008 e o registro bitcoin.org registrado 72 horas depois. A patente registrada continha tecnologias de rede e criptografia muito similares à do Bitcoin. Após uma análise textual, a frase "... reversão computacionalmente impraticável" foi encontrada em ambos os textos, o da patente e o do paper do Bitcoin. Todos os três inventores negaram a autoria do Bitcoin.

Nakamoto trabalhou no Bitcoin desde 2007. Em 2008, ele publicou um paper na lista do The Cryptography Mailing List em metzdowd.com, descrevendo a moeda digital Bitcoin. Em 2009, foi lançada a primeira versão do software do Bitcoin que lançou a rede a as primeiras unidades da moeda virtual.

A versão 0.1 foi apenas para Windows e não tinha qualquer interface de comandos. Foi compilada com o Microsoft Visual Studio. O código era elegante em algumas partes e deselegante em outras. O código não parece ter sido escrito nem por um programador profissional ou por um programador amador. Baseado nessas características algumas pessoas especulam que Satoshi era um acadêmico com muito conhecimento teórico, mas nenhuma experiência em programação. A versão 0.1 foi notavelmente completa. Se Satoshi tivesse trabalhado sozinho nesse projeto por dois anos, teria gasto um tempo massivo no projeto.





Gavin Andresen

Nakamoto era bem ativo em fazer modificações no software e postar informações técnicas nos fóruns de Bitcoin até seu contato com outros desenvolvedores da comunidade desaparecer na metade de 2010. Até uns poucos meses antes dele desaparecer, quase todas as alterações no código fonte foram feitas por Satoshi, raramente ele aceitou colaborações. Pouco antes de desaparecer ele nomeou Gavin Andresen como seu sucessor, dando-lhe acesso ao código fonte do projeto Bitcoin no SourceForge e uma cópia da chave de alerta.  

Os motivos do trabalho de Nakamoto parecem ser políticos, de acordo com as declarações: "Sim, [nós não encontraremos uma solução para os problemas políticos na criptografia,] mas podemos vencer uma batalha maior contra a corrida armamentista e conquistar um novo território de liberdade por vários anos. Os governos são bons em cortar cabeças de uma rede centralizada como o Napster, mas redes P2P puras como a Gnutella e Tor parecem se sustentar." - Satoshi Nakamoto.

"[Bitcoin é] muito atrativo sob o ponto de vista libertário se pudermos explicar o fato apropriadamente. Sou melhor com o código do que com as palavras." - Satoshi Nakamoto.

No banco de dados de transações da rede Bitcoin, a entrada original possui uma anotação de Nakamoto que diz: "The Times 03/Jan/2009 Chancellor on brink of second bailout for banks".

Alguns alegam que devido a essas palavras Nakamoto tinha grande preocupação ou desprezo pelo atual sistema bancário central.

A menor unidade monetária do Bitcoin (1/100.000.000) foi chamada de satoshi como homenagem coletiva ao fundador da moeda.

Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário