Deep web: Desvendando o Bitcoin

Compartilhe!


Por dentro do Bitcoin





Os bitcoins são considerados um tipo de dinheiro virtual, criado por meio da Internet, computadores muito poderosos e uma grande vontade de pessoas que procuram novas formas de trocas financeiras. Os bitcoins são aceitos por muitas lojas virtuais. É possível atualmente comprar pizza, assinar serviços de namoro online e até comprar em sua loja favorita utilizando bitcoin. 

Os bitcoins são muito diferentes do dinheiro convencional. Eles não são garantidos por nenhum governo. É uma forma completamente descentralizada de moeda. Os bitcoins não estão ligados a qualquer forma de banco central e nem a nenhuma autoridade emissora, e esta é uma qualidade que atrai a muitos. Em vez de estar sufocado num sistema controlado pela ambição humana e manipulações de mercado, ele existe num mundo online governado pela matemática e protocolos inteligentes de criptografia. 



O bitcoin pode ser usado para todo o tipo de transação. Para começar compra-se bitcoins utilizando-se cartões de crédito, uma conta bancária ou anonimamente em dinheiro. Então os bitcoins são transferidos diretamente para sua conta bitcoin. A partir daí pode-se enviar ou receber pagamentos diretamente para um vendedor ou recebê-los de um comprador sem a necessidade de um intermediário para efetuar a transação, como uma empresa de cartão de crédito ou instituição bancária.

Com a eliminação dos atravessadores, paga-se menos taxas. Cada parte na transação mantém um nível alto de anonimato, o que tem seus prós e contras para cada parte envolvida. Imagine o bitcoin o equivalente à forma digital de uma transação feita em dinheiro vivo. Desta forma, trata-se de uma forma praticamente não rastreável de se fazer negócios.

Receber ou enviar bitcoins é tão fácil como enviar um e-mail e é possível fazê-lo por um computador ou smartphone. Tal simplicidade está resguardada em cálculos matemáticos que protegem essas transações, mantendo-aa seguras e legítimas.



Em 2009, Nakamoto liberou o primeiro software para lidar com o bitcoin e minerou os primeiros bitcoins para circulação. Para usar bitcoins é necessário esse software de carteira digital, que criptografa e mantém o saldo de seus bitcoins em seu computador. Para começar deve-se fazer o download e instalação da carteira para seu computador ou smartphone. Então será possível colocar bitcoins em sua conta. Atualmente existem muitos locais que aceitam essa moeda, tais como restaurantes, lojas de roupas, dentistas e muitos outros. Algumas pessoas utilizam a moeda para aluguéis ou compra de veículos. E se o usuário utilizar serviços como Bitspend ou Bitpay, pode-se comprar de tudo em pequenas e grandes lojas.




Quem acompanha as notícias financeiras já deve ter ouvido falar em pessoas que investem seu dinheiro comprando bitcoins. A maior empresa de investimentos desse tipo existente atualmente é a Mt. Gox, situalda em Tóquio, Japão, através do site https://www.mtgox.com/, que atualmente manipula a maior quantidade de bitcoins em transações. Grandes fortunas já foram feitas com tais investimentos. 

Mas por que este dinheiro virtual e invisível possui tamanho poder financeiro? 



Os bitcoins não são como ouro. Ninguém pode garimpá-los. Não são como papel moeda. Nenhum poder central emite tal moeda e nem a garante. A moeda depende de uma rede descentralizada de computadores para poder circular e algumas técnicas criptográficas. Especificamente, a moeda circula numa rede P2P. Essa estrutura é semelhante àquela utilizada por pessoas para compartilhar arquivos, vídeos e conteúdos protegidos por copyright. É um sistema adaptável. 

Para ser mais objetivo, pode-se dizer que não existe um computador central rodando todos os processos dos bitcoins. Em vez disso, cada computador de usuário do bitcoin é uma parte desta rede, que coletivamente gerencia o fardo de gerar bitcoins e logar suas transações. 





Esta natureza descentralizada é o que faz o bitcoin impenetrável, até o momento, contra a intromissão, regulação e monitoramento dos governos. 

Antes que qualquer pessoa possa utilizar um bitcoin, as moedas precisam ser mineradas, por um processo de mineração de bitcoins. Qualquer computador pode iniciar a mineração utilizando uma aplicação gratuita. A mineração requer que cada computador participante da rede realize uma parte do trabalho antes de ser recompensado com um bitcoin. Basicamente, o trabalho consiste no processamento em massa de números e a recompensa vai para o computador que completa a tarefa. Algumas pessoas investem milhares de dólares em computadores muito poderosos apenas para minerar bitcoins. Minerar bitcoins tornou-se uma corrida computacional e apenas aqueles que estão no topo podem lucrar.

A quantidade exata de trabalho necessário é variável. A rede ajusta a carga de trabalho de acordo com o número de bitcoins de tal forma que a moeda suba a uma taxa constante predefinida. Este ajuste continua a ser feito até que o número de bitcoins em circulação atínja seu teto máximo, que é de 21 milhões.

Atualmente o processo de mineração cria 25 bitcoins a cada 10 minutos. A cada quatro anos o número de moedas que podem ser minerado é reduzido à metade, até que o limite de moedas seja alcançado no ano 2140. Depois desse ponto, o número de bitcoins em circulação será estático.




Quando se tem bitcoins, eles são mantidos numa carteira digital. Quando são enviados ou recebidos, são verificados através de uma assinatura digital, chamada de chave pública de criptografia, evitando falsificação e tornando as moedas reconhecidas na rede. A rede compartilha um livro aberto chamado de blockchain de todos os bitcoins, que provê uma forma fidedigna e redundante de manter o número de bitcoins em circulação.

Tudo isso funciona graças ao engenhoso código aberto dos bitcoins. Os códigos abertos são utilizados por programadores que se opõem ao lucro  e ao controle corporativos. Qualquer programador com habilidade pode ver  como o bitcoin funciona. Não é o código que protege as transações, mas é a rede compartilhada que verifica a legitimidade de cada transferência.

Quando se tem bitcoins na carteira, pode-se deixá-los lá e esperar que valorizem ou trocá-los por dinheiro. Se armazená-lo num computador, é imperativo lembrar que não existe nenhuma companhia centralizadora com um backup de sua carteira.

Isto significa que se deve criar um backup de seu saldo e mantê-lo num pendrive, que possa ser mantido em segurança. Caso contrário, se seu disco rígido se danificar suas economias serão destruídas.

As transações de bitcoins são irreversíveis e geralmente muito rápídas. Entretanto, como o processo de verificação do bitcoin deve compartilhar dados da transação com toda a rede, às vezes será necessário esperar vários minutos para se completar a transação.

Como não há regulação governamental, pode-se transferir bitcoins para dentro e para fora de qualquer país sem taxas. E também por isso, sua conta não tem limites e nunca poderá ser congelada.

É neste ponto que muitas pessoas questionam a legitimidade dos bitcoins. Como um dinheiro pode aparecer durante a noite pela Internet e ter um valor real? Os economistas podem fornecer uma longa e filosófica explicação sobre a história do dinheiro, mas a resposta curta é esta: todas as moedas possuem valor apenas porque as pessoas acreditam que eles possuem valor.

O bitcoin não é diferente. Ele foi apoiado pelos ativistas libertários, especuladores financeiros e pessoas que simplesmente não acreditam mais nos sistemas gerenciados pelos governos. Estas pessoas confiam na matemática e na criptografia do bitcoin, e a confiança delas tem sido contagiante, dando cada vez mais legitimidade a essa moeda virtual.

O bitcoin está lentamente ganhando mais legitimidade. E isto é espantoso com esta nova moeda. A especulação crescente transformou a valorização dos bitcoins numa montanha russa. Em 2010, 1 bitcoin valia poucos centavos de dólar, atingindo cerca de trinta dólares na metade de 2011. Perto do final deste mesmo ano algo ocorreu e seu valor desceu para meros dois dólares. Mas sua valorização teve uma recuperação espantosa atingindo cerca de 260 dólares no início de 2013. Então houve nova queda, atingindo o valor de 100 dólares. Quem comprou na baixa e vendeu na alta lucrou muito dinheiro.

Para muitos observadores, esta queda trouxe à mente as dot.coms e a bolha imobiliária. Alguns economistas advertem que o bitcoin é uma bolha apenas à espera de uma explosão. Segundo eles, seria uma moeda criada por exploradores e especuladores. Existe também o fato de que as trocas de moedas online continuam a ser o ponto central para a maioria das transferências de bitcoins. Estas trocas são necessárias porque ajudam a converter bitcoins em moeda local e vice-versa. Entretanto, num sistema que é descentralizado, essas trocas são um alvo atraente para reguladores do governo e hackers. Os hackers, por exemplo, podem não ser capazes de explorar o elegante sistema de bitcoins para criar moedas falsas ou fraudar transações. Mas eles podem ser capazes de interferir nas trocas, que são tão vulneráveis como qualquer site da Internet. Em um incidente que se tornou conhecido hackers lançaram um ataque de DDoS (negação de serviço distribuído) no site Mt.Gox, colocando o site fora de serviço. O caos foi instaurado e o valor dos bitcoins despencou.




As trocas em si mesmas são arriscadas. Muitas pessoas armazenam seus bitcoins em suas contas, assumindo que estes locais são os mais seguros do mundo. Mas aproximadamente metade das trocas de bitcoins dobraram, pulverizando as economias de vários usuários. [ScienceDaily]. Então, ao se comprar bitcoins, não pense que a conta de troca é um bom lugar para armazenar seu saldo. Bitcoins são definitivamente um investimento de risco. Existem alguns problemas no sistema.

Se os bitcoins parecem ser um pouco anarquista é porque na verdade eles são. Eles quebram o paradigma tradicional no qual os reguladores do governo controlam e manipulam a emissão de moeda.





Com os bitcoins, as pessoas ao redor do mundo pode se engajar em jogos de azar online, o que o governo americano desaprova seriamente. Os bitcoins estão ligados ao Silk Road, um mercado negro onde as pessoas podem comprar anonimamente qualquer coisa, incluindo drogas ilegais. Existe um site chamado The Armory, onde as pessoas podem adquirir algumas armas sem aborrecimento. Ou pode-se visitar um site chamado Black Market Reloaded e comprar qualquer produto ou serviço que se imagine. Precisa de um sequestrador ou pistoleiro? Com bitcoins suficientes e algum trabalho investigativo, se poderia encontrar a pessoa certa para o serviço [Buterin]. Se deseja sabotar algo, compre informações classificadas de informantes anônimos.





No site Silk Road, os bitcoins são a única moeda aceita. Depois de adquirir coisas ilícitas, um comprador transfere bitcoins em caução. Após a confirmação de que o comprador recebeu a mercadoria, os bitcoins são liberados para o vendedor e a transação se completa. Milhões de dólares em coisas e bitcoins trocam de mãos através do Silk Road a cada ano. [Economist].

O anonimato relativo do bitcoin pode, eventualmente, facilitar a sonegação. Tradicionalmente, ter-se uma conta corrente no exterior é bastante burocrático. Com o bitcoin, no entanto, pode-se potencialmente ter milhões de dólares numa carteira digital, longe dos olhares da taxação governamental e todo o processo de transferência pode levar apenas uma tarde.

Os governos e os cidadãos conscientes, obviamente, não se envolvem neste tipo de roleta da Internet. Os governos não querem cidadãos sonegando impostos e suas agências de informação não querem que se use alta tecnologia para se quebrar as leis.

Face a este tipo de preocupação legal e ética, e sabendo que seu valor é loucamente imprevisível, o bitcoin tem sofrido. Isto deixa economistas e consumidores imaginando o que estará nas lojas para o futuro da moeda.

Os agudos picos e vales no valor do bitcoin são claros sinais de advertência de que este novo tipo de dinheiro criptografado não é estável. Até que mais pessoas realmente utilizem estas moedas para comprar coisas, ao contrário de especularem, será difícil dizer se ela está aqui para ficar.

No momento, bitcoins flutuam tanto em valor que as moedas tradicionais se tornam a principal atração. Jogadores e especuladores articulam jogos para colocar o valor dos bitcoins muito elevados de tal forma que possam revendê-los com lucro.

Empreendedores nerds empilham computadores de alto desempenho para minerar bitcoins, competindo contra outros mineradores. No processo, eles queimam mais dinheiro em PCs e eletricidade do que conseguem lucrar. E essa energia ativa a ira de alguns ambientalistas, que dizem que dizem que minerar suga energia suficiente para 31000 residências norte-americanas [Brown].

Existem ainda muitas pergundas não respondidas sobre a natureza da moeda virtual em si. Estaria o mundo realmente preparado para trocar o velho papel moeda, lastreado pelo governo por uma versão puramente virtual do dinheiro? Somente o tempo poderá responder a esta pergunta.





E se a resposta for positiva, será o bitcoin a saída. Existe uma grande quantidade de concorrentes do bitcoin preparados para entrarem em ação na divisão do mercado da moeda digital. Nesta lista incluem-se PPcoin, Litecoin, Ripple, Freicoin e Namecoin, dentre outros. Cada sistema alega maior solidez.

Quer sejam os bitcoins, os dólares ou francos, nossa economia global requer para todos nós um sistema de moeda que faça sentido. Talvez nos próximos anos, uma moeda digital logrará confiança suficiente e começará a sobrepujar as moedas tradicionais. Até então, entretanto, o fenômeno bitcoin pode desaparecer bit a bit dentro da Internet.

Em uma iniciativa recente, empresas como a Microsoft já aceitam pagamentos nessa moeda.

Veja também:


Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário