Fique por dentro da tecnologia NFC

Compartilhe!

O que há por trás dessa tecnologia





Near Field Communication - NFC é um conjunto de padrões para smartphones e dispositivos similares para estabelecer comunicação via rádio um com o outro de modo bidirecional, aproximando-se os dois dispositivos que desejam se comunicar. As aplicações atuais comportam transações feitas sem contato físico, troca de dados com configuração simplificada comparada ao Wi-Fi. Esse tipo de comunicação também é possível entre um dispositivo NFC ativo e outro passivo, denominado etiqueta.

Os protocolos do NFC são baseados no padrão RFID - radio-frequency identification, incluindo ISO/IEC 14443 e FeliCa.  Também incluem ISO/IEC 18092 da NXP Semiconductors e da Sony. Atualmente mais de 160 empresas participam pesquisam essa tecnologia. A rede NFC é considerada uma rede PAN - personal area network.

O NFC é utilizado em vários dispositivos como o Google Nexus com o nome de Android Beam, que ativa o Bluetooth entre os aparelhos pareados e o Samsung Galaxy S III, com o nome S-Beam, que ativa o WiFi Direct.


Usos do NFC

 

Inúmeras são as aplicações dessa tecnologia. Nas transações comerciais tem-se o pagamento a distância, semelhante aos smartcards de cartões de crédito e tickets eletrônicos. Por exemplo, o Google Wallet permite o armazenamento de dados de cartões de crédito e cartões de fidelidade numa carteira virtual e então utiliza essa tecnologia em terminais abilitados ao uso do NFC para efetuar os pagamentos.

Em redes sociais, seu uso possibilita troca de arquivos e contatos.

Provendo acesso como token e cartão de identificação a sistemas restritos, uma vez que permite criptografia e possui uma banda muito estreita.

Simplificação da conexão entre smartphones e a automação de tarefas com o uso de etiquetas, abertura automática da porta de carros, residências, indicadores de direção, controladores de tempo para estacionamentos são mais algumas das aplicações possíveis.

Pode-se encontrar inúmeros usos como mostra o vídeo abaixo, onde um restaurante automatizou o atendimento ao cliente utilizando a tecnologia. Desde a entrada do cliente no restaurante, passando pelo acesso ao menu, o pedido dos pratos desejados até o pagamento da conta. Cada mesa possui um cartão NFC,  que dá acesso ao sistema de pedidos e pagamentos do estabelecimento.

Muitas são as aplicações dessa tecnologia, que é relativamente simples, basta dar asas à imaginação. 


Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários: