Entenda melhor os Gifs

Compartilhe!


GIFs animados

As primeiras imagens utilizadas na Internet foram os arquivos bitmap. Esse formato apenas descreve a cor de cada pixel da imagem. A versão compactada desses arquivos foi obtida com os formatos JPEG e GIF. Esses dois formatos são compressões dos dados da imagem, por isso são mais adequados para o uso em sites. 

Em geral as imagens que utilizamos são estáticas. Quando utilizamos animações, na verdade, existe uma série de imagens estáticas colocadas em sequência. A maneira mais óbvia de se prover animação num site da web é colocar-se várias imagens bitmap que serão exibidas uma após a outra. O tipo de animação denominada GIF ou GIF89, foi a primeira animação utilizada na web e ainda é muito popular atualmente.

A principal vantagem do GIF é a facilidade de manuseio e o fato de ser reconhecido pela maioria dos navegadores da internet (browsers). Existem alguns programas que podem ser utilizados para a construção de GIFs para diversas plataformas. O GIF Construction para o Windows e o GifBuilder para a plataforma Apple são exemplos. Para construir um GIF são necessárias imagens do tipo bitmap que comporão os frames (quadros) da animação.

A desvantagem do GIF é a simplicidade da animação, pois animações mais complexas aumentarão o tamanho do arquivo. Cada frame é uma simples imagem bitmap. O limite de até quatro frames é aceitável para se obter um arquivo com tamanho razoável. Se for utilizado um número de frames muito maior como 20, por exemplo, o tamanho do arquivo poderá ser muito grande. As animações que se vê em filmes incluem pelo menos 24 frames por segundo. Logo não se pode obter tanto com a utilização de GIFs. Para se criar um filme com esse tipo de imagem seriam necessários saltos muito longos entre uma cena e a próxima, afetando a sensação de continuidade do filme.

Os GIFs podem ser úteis para criar efeitos de ornamentação em sites apenas para chamar a atenção do visitante. Outro ponto limitante é que não se pode adicionar sons a eles.

Veja um exemplo de GIF animado a seguir.


Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário