Padrão MVC - Model View Controller

Compartilhe!

 Fique por dentro deste padrão de programação.

Model-view-controller (MVC) é um modelo de desenvolvimento de Software muito utilizado na Engenharia de Software. Ele isola a parte lógica da aplicação da interface do usuário, permitindo o desenvolvimento em paralelo dessas duas partes da aplicação.
O padrão MVC foi descrito pela primeira vez em 1979 por Trygve Reenskaug, que trabalhava no Smalltalk, na Xerox PARC. A implementação original é descrita em profundidade no artigo "Applications Programming in Smalltalk-80: How to use Model–View–Controller".

Componentes do padrão:

O modelo (model) é usado para definir e gerenciar o domínio da informação e notificar observadores sobre mudanças nos dados. Ele é uma representação detalhada da informação que a aplicação opera. A lógica de negócio adiciona valor semântico aos dados, e quando há mudança de estado o modelo notifica seus observadores. Por exemplo, aluno, professor e turma fazem parte do domínio de um sistema acadêmico. Operações como calcular a média final do aluno ou o índice de faltas da turma fazem parte da lógica de domínio. A forma como o dado é armazenado ou acessado não é de interesse do MVC, assume-se que é de responsabilidade do modelo.

A visão (view) apresenta o modelo num formato adequado ao utilizador, na saída de dados, e diferentes visões podem existir para um mesmo modelo, para diferentes propósitos.

O controlador (controller) recebe a entrada de dados e inicia a resposta ao utilizador ao invocar objetos do modelo, e por fim uma visão baseada na entrada. Ele também é responsável pela validação e filtragem da entrada de dados.


Fonte: Oficina da net

Um caso prático é uma aplicação web em que a visão é um documento HTML (ou derivado) gerado pela aplicação. O controlador recebe uma entrada GET ou POST após um estímulo do utilizador e decide como processá-la, invocando objetos do domínio para tratar a lógica de negócio, e por fim invocando uma visão para apresentar a saída.

Justificativa:

Com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas, sempre visando a programação orientada a objeto, é relevante a separação entre os dados e a apresentação nas aplicações. Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout.

Esse padrão resolve este problema através da separação das tarefas de acesso aos dados e lógica de negócio, lógica de apresentação e de interação com o utilizador, introduzindo um componente entre os dois, o controlador.

Texto adaptado do Wikipédia

Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário