Bloqueando sites no Windows e no Linux

Compartilhe!

Como bloquear sites no Windows 

Bloqueio de sites no Windows

 Tutorial em vídeo - Saiba na Web:





Muitas vezes nos deparamos com situações em que necessitamos bloquear alguns sites nocivos do acesso por nossos filhos ou por funcionários de uma micro-empresas. Se o sistema operacional for Windows, existe uma receita simples de ser seguida:

No Windows
  • Vá até a pasta c:\windows\system32\drivers\etc\hosts. Você encontrará um arquivo chamado hosts.ics.

  • Se você não tiver acesso à edição do arquivo, precisará clicar com o botão direito sobre ele, escolher propriedades, clicar na aba segurança, clicar em seu usuário e no botão editar. Na caixa entitulada permissões para usuários, marque todos os acessos da coluna permitir e clique no botão OK.

  • Feito isso, edite o arquivo com o bloco de notas e insira as seguintes linhas ao seu final:
# sites a serem bloqueados

127.0.0.1 www.site1.com
127.0.0.1 www.site2.com.br
127.0.0.1 www.site3.com
127.0.0.1 www.site4.com.br

  • 120.0.0.1 é o endereço do localhost, logo, ao serem digitados os endereços dos respectivos sites, o navegador irá tentar buscá-los na própria máquina, sendo assim, não irá encontrá-los.
  • Salve o arquivo e pare o serviço de DNS do Windows. Digite o comando services.msc na caixa executar. Na tela que aparecer, localize a linha Cliente DNS, clique nessa linha e escolha dentre as opções da caixa tipo de inicialização, a opção Desativado. Clique em OK. Dessa forma, as várias urls (endereço dos sites) bloqueadas acima estarão inacessíveis, isso é necessário, do contrário, o serviço de DNS tentará resolver os endereços digitados e o bloqueio será ineficaz.
 No Linux


Para fazer o mesmo no Linux é bem semelhante. 
  • Inicialmente você deverá ter permissões de usuário root (administrador). Acesse o gerenciador de arquivos vá até a pasta /etc.

  • Dê um clique duplo no arquivo hosts e edite-o.

  • Acrescente as seguintes linhas ao final do arquivo:
# sites a serem bloqueados

0.0.0.1 www.site1.com
0.0.0.1 www.site2.com.br
0.0.0.1 www.site3.com
0.0.0.1 www.site4.com.br
  • Salve a edição do arquivo. Feche  seu navegador, caso esteja aberto. Agora suas alterações já estarão funcionando. 0.0.0.0 é um endereço não roteável, ou não alcançável pelo seu navegador.
Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário