Conheça as novas memórias óticas

Compartilhe!


Armazenando dados por muito mais tempo





Cientistas anunciaram o desenvolvimento de uma tecnologia de armazenamento digital de dados com duração quase perpétua utilizando um cristal de quartzo fundido conhecido por sua alta resistência ao calor e à água. A pesquisa foi feita em vários laboratórios de universidades mundiais e tem como cabeças os professores Miura Kiyotaka, Zingyu Zangh e Peter Kazansky.

Os dados são gravados por um feixe laser e podem ser lidos por um microscópio ótico. Uma alta densidade de armazenamento é obtida com a implementação de várias camadas de armazenamento no interior de um cristal de quartzo, através da variação da distância focal do feixe de gravação. No estágio atual das pesquisas, uma densidade de armazenamento equivalente à de um CD foi conseguida utilizando-se quatro camadas.

A leitura dos dados armazenados pode ser feita sem degradação mesmo depois da mídia ter sido submetida a uma temperatura de 1000 graus Celsius por duas horas. Isso indica o potencial da mídia para o armazenamento de dados por centenas de milhões de anos. Essa tecnologia pretende obter uma mídia de armazenamento quase eterno, muito útil para o armazenamento de documentos históricos e públicos, bem como dados pessoais de indivíduos a serem preservados para futuras gerações.

A gravação dos dados é feita por um laser de femtossegundos em alta velocidade e com alta densidade. Quando sua luz é irradiada para o interior do quartzo, minúsculos pontos da estrutura do material são alterados. Isso forma regiões com diferentes índices de refração. Os dados digitais são então gravados gerando um ponto para o bit 1 e nenhum ponto para o bit 0. Para aumentar a capacidade de armazenamento foram implementadas diversas camadas. Para aumentar a velocidade de gravação, o feixe de gravação espacial consegue gravar até uma centena de pontos de cada vez.

A tecnologia desenvolvida para gravação em quatro camadas alcança a densidade de gravação de 40MB/polegada quadrada, o que excede a do CD que é de 35MB/polegada quadrada.  A nova versão em 5 camadas promete mídias do tamanho de DVDs com capacidade de gravação de cerca de 360 Terabytes.


Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário