Deep Web: Informações Gerais

Compartilhe!

Introdução


Iceberg da Deep Web


Camadas da Internet



O que se chama de forma genérica de Deep Web (DW) é um conjunto de sites não indexados, espalhados por servidores mundiais não convencionais. Por não serem indexados, não é possível se ter, até o momento, um buscador como o Google, que possa localizar todos os sites da DW e, fatalmente, quando existir algo assim, uma boa parte dos sites ainda não poderá ser encontrada. 

A parte que se pode indexar e utilizar o Google vai até a chamada Surface Web e possui um tamanho aproximado de 167 TB. De acordo com estudos da Berkeley University, a DW teria um tamanho aproximado de 91 PB (Peta Bytes = 1024 TB). Logo, a DW representa 75% de toda a Internet existente.

O conteúdo da DW é bastante variado. Tem-se desde fóruns, comunidades, sites que contêm documentação governamental confidencial, sites que fomentam práticas criminosas e ilegais, sites de grandes universidades, sites de pessoas com grande domínio técnico... O que se tem de informação pública na DW é cerca de 550 vezes maior do que se encontra na Internet convencional. Cerca de 7500 EB (Exa Bytes = 1024 PB), estão espalhados pelos sites públicos. Existem cerca de 200.000 sites na DW, sendo que os 60 maiores contêm 40 vezes mais informação que toda a Internet convencional. A qualidade do conteúdo da DW costuma ser muito elevada em se tratando de profundidade de conhecimento técnico. Entretanto, o risco de se baixar arquivos contaminados por vírus ou trojans é bastante elevado. Qualquer arquivo baixado da DW deve ser aberto em um software especial para ser verificado quanto a contaminação. Um simples arquivo Word pode conter ameaças, assim como uma simples imagem.

As camadas da Internet

Supostamente, existem 8 camadas na Internet, considerando-se, aqui, a presença da DW junta. São elas:
  • Camada 0 ou Web Comum, a Internet que se utiliza no dia-a-dia, onde reina o Google.

  • Camada 1 ou Surface Web. Esse nível pode ser acessado por navegadores normais e aloja sites como 4chan, The Pirate Bay ...

  • Camada 2 ou Bergie Web, último nível que pode ser acessado de forma convencional, ou seja, sem a utilização do Tor Browser. Neste nível existem alguns sites desconhecidos e ainda não indexados.

  • Camada 3 ou Deep Web, neste nível deve-se utilizar o Tor Browser. Essa camada é também conhecida como Web Invisível, DeepNet ou UnderNet. Dentro dessa camada existe uma parte menor chamada de DarkNet, cujo acesso é mais restrito ainda.

  • Camada 4 ou Charter Web. Nesse nível encontram-se páginas com documentos sigilosos de governos mundiais.

  • Camada 5 ou Mariana's Web representa uma mudança de ambiente da DW. Aqui podem ser encontradas pessoas com alto conhecimento técnico de computação. Aqueles que dominam as técnicas computacionais. Esses são os verdadeiros hackers, crackers e bankers. Para acessar esta camada é necessário um computador com alta capacidade de processamento matemático, pois a cada passo que se dá, deve-se descriptografar uma quantidade enumerável de páginas. Aqui se pode provar a real lentidão de se acessar páginas com o Tor Browser. Nem se compara com as camadas 3 e 4. Pouquíssimas pessoas alcançaram esta camada. Alguns famosos: Julian Assange, Akama, KaSiris, Gary McKinnon e Poulsen. A partir deste nível termina a brincadeira de criança.

    • Camada 6: aqui estão vídeos e documentos governamentais protegidos por uma rede fortemente criptografada e segura.

    • Camada 7: este é o firewall humano da camada 8. Aqui pessoas disputam o poder pelo domínio da camada 8. Aqui se trava um jogo de bilhões de dólares.

    • Camada 8: o núcleo tecnológico da web mundial e da parte submersa do iceberg. Aqui existem grandes elites hackers, desconhecidas da mídia e computação de alto desempenho, pesquisas computacionais ainda não divulgadas são testadas e aplicadas nesta camada.

Conclusão

Esse é o panorama geral da web. O que se chama de camada, na verdade, são redes com níveis diferenciados e cada vez mais restritos de acesso, empregando protocolos específicos, à medida que se aprofunda nas camadas. O importante é saber que, para se descer a níveis inferiores, é necessário conhecimento técnico e habilidade. Portanto, quem consegue descer aos níveis mais profundos, realmente possui um grande mérito técnico.
Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário