Supercomputador

Compartilhe!


Computadores com alto poder de processamento 


Enquanto os computadores quânticos de grande capacidade não se tornam realidade, as grandes potências trabalham na construção de supercomputadores convencionais de altíssimo desempenho, utilizando clusterização de processadores otimizados.

A capacidade de processamento dessas máquinas é medida em PetaFlops (1015 operações de ponto flutuante) por segundo. O consumo de energia dessas máquinas é da ordem de MW (mega watts de potência). A quantidade de memória RAM é da ordem de PentaBytes. A quantidade de núcleos ou cores, assim como existem nos PC's desktops, pode chegar a milhares ou milhões.

Do ranking dos mais poderosos do mundo, o Tianhe-2, da China, é o mais rápido, operando com 3.120 mil núcleos, a uma velocidade de processamento de 33,8 petaflops, com pico de 55 petaflops, utilizando uma memória de 1.024 TB (terabytes 1012 bytes), consumindo cerca de 17 MW de potência. Essa máquina foi fabricada pela NUDT.

Tianhe-2: supercomputador chinês
Tianhe-2, supercomputador chinês
Em segundo lugar está o supercomputador americano Titan com 560.640 cores, operando a 17,6 petaflops por segundo com pico de 27 petaflops por segundo, utilizando uma memória de 710 TB, consumindo cerca de 8 MW de potência. Essa máquina foi fabricada pela Cray Inc.

Titan: Supercomputador americano
Titan, supercomputador americano
Em terceiro lugar está o Sequoia, supercomputador americano com 1.572 mil cores, operando a 17 petaflops por segundo com picos de 20 petaflops por segundo, utilizando 1.572 TB de memória, consumindo cerca de 7,8 MW de potência. Essa máquina foi fabricada pela IBM.

Sequoia: Supercomputador americano da IBM
Sequoia, supercomputador americano da IBM

Existem mais computadores com desempenhos inferiores a esses três que podem ser consultados no site top500.

Os Estados Unidos estão investindo 425 milhões de dólares na construção de dois supercomputadores que ultrapassem a capacidade de processamento do Tianhe-2. Quando concluídos, espera-se que sejam capazes de atingir 150 petaflops (Summit) e 100 petaflops (Sierra). A utilização prevista está ligada a simulações nucleares.
Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário