Conhecendo os metadados EXIF dos arquivos de imagens

Compartilhe!


As informações por trás do EXIF





O EXIF (Exchangeable Image File Format) guarda as informações de um arquivo de imagem. Essas informações são chamadas metadados, pois são informações acerca dos dados, ou seja, da foto. Elas revelam bastante sobre o dispositivo em que foi tirada, data, hora, coordenadas GPS, marca e modelo da  câmera, distância focal, velocidade do obturador, aperture, ISO/Film, categoria da foto, informações de Copyright, se o flash estava ou não ligado, velocidade da ISO, bias da exposição, número de série da câmera dentre outros detalhes de uma imagem. Alguns desses dados podem ser desabilitados na câmera ou no celular.

Através das informações contidas no EXIF, pode-se aprender como a fotografia foi obtida. Muitos albuns online como Picasa, Flickr e outros utilizam tais metadados para organizar as fotos. O site Embedded Metatada possui uma lista de quais redes sociais apagam os metadados das fotos e quais os mantêm. Dessa lista, o Google+ os mantém, outras mantêm os metadados sem deixá-los visíveis online: Dropbox, Flickr, Pinterest, Tumblr e outras apagam os metadados: Facebook, Instagram, Twitpic, Twitter.

Outro recurso muito importante das imagens é o thumbnail, que pode fazer com que a imagem original seja recuperada. Veja mais sobre isso neste site.


Como visualizar o EXIF

Esses metadados podem ser visualizados das seguintes maneiras:

  • Através das propriedades do arquivo de imagem no Windows.
  • Se for uma foto da internet cole sua url no site regex.
  • Utilize o complemento Exif Viewer para firefox.
  • No Chrome utilize as extensões: Metapicz, que permite visualizar não só o EXIF, como outras informações de arquivos offline ou online; o OfflineExifReader para imagens já baixadas; o  Exif Viewer, que mostra até o histograma da imagem, dentre outras extensões.
  • No Mac OS X utilize o inspector disponível no preview da foto, através do atalho Command + i.
  • Existem os aplicativos Exif Data Viewer e o Exif Pilot, que permite não só visualizar, mas, também, editar esses metadados.
  • Utilize o site verexif.
  • No Photoshop utilize o menu File, FileInfo.
  • No Lightroom acesse o modo Library (biblioteca), role a barra lateral e encontrará os metadados abaixo de histograma.

Vejam os detalhes mostrados no vídeo abaixo:



Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário