Deep web: Saiba a verdade

Compartilhe!


Vídeo: 

Em breve nesta postagem.



A Deep web - DW - é a porção da Internet não mapeada pelo webcrawler da Google. Por isso, não se consegue acessar suas páginas através de navegadores convencionais.



Ela é composta por várias redes, sendo a principal a rede Tor, acessada através do Tor browser.






As duas outras redes mais conhecidas da DW são a i2p e a Freenet. A i2p é uma rede na arquitetura P2P e, portanto, descentralizada. Existe uma aplicação que se baixa para acessá-la. Neste tipo de rede cada nó ou computador que utiliza o aplicativo ajuda a compor a totalidade da rede. 




Existe uma certa controvérsia a despeito de que redes compõem a DW. Algumas pessoas defendem que a DW é composta apenas pela rede Tor. Outras dizem que a Freenet e a i2p também fazem parte dela. Mas o que realmente importa saber é que apenas a rede Tor é imensa perto da web tradicional. Dentro desta rede existem inúmeras camadas (níveis de dificuldade), onde se pode encontrar uma grande quantidade de sites. Nesta rede as urls dos sites são criptografadas e mudam constantemente sem aviso. Desta forma, por vezes tentamos acessar um determinado endereço que já não está mais acessível na url anterior. Mas a filosofia da DW é justamente esta: dificultar o acesso às suas páginas e apenas aqueles que sabem o endereço poderão acessar. Algumas páginas possuem acesso restrito a certos grupos e algumas possuem acessos pagos.

O site que chega mais próximo ao Google na DW é o Hidden Wiki, que nada mais é do que um repositório de links encontrados por quem já chegou até as páginas. Se descobrir algum novo site, anote o endereço, coloque-o em seus favoritos ou se preferir compartilhe.



Uma receita para se ganhar conhecimento na DW em termos de navegação por suas diversas camadas é a exploração. Comece pelos sites da Hidden Wiki, vá descendo a outros derivados por estes e procure explorar tudo que puder. Chegará um certo momento em que se verá diante de sites completamente criptografados, cujo acesso será possível apenas através de ferramentas de descriptografia obtidas de alguns sites, muitos deles até pagos em bitcoins. Portanto, quanto mais conhecimento se tiver de programação, redes, segurança, criptografia, web, etc, maior o sucesso na exploração de lugares mais inacessíveis da DW.

O conteúdo da DW é vasto. Lá encontra-se pedofilia, pornografia, mercados negros, páginas onde se pode contratar serviços criminosos, páginas que ensinam ações terroristas, etc. Tome cuidado, pois várias agências dos governos dos países do primeiro mundo criam páginas iscas para fisgar interessados neste tipo de coisa ilegal. Os serviços destes sites costumam ser pagos em bitcoin. Existe, também, muito conteúdo bom e ligado ao conhecimento e à cultura como no site Biblioteca de Alexandria (vide Hidden Wiki), sites de grandes universidades, governamentais e até instituições financeiras.

O acesso à DW deve ser feito com muito cuidado e, no caso do Windows, é necessário um bom anti-vírus, um anti-trojan, um firewall adequado e outros dispositivos de segurança e anonimato. Prefira o acesso via Linux.



O grupo Anonymous é um grupo de destaque na DW. Sua localização e forma de comunicação é restrita aos seus membros. Sua ação está ligada à contestação de governos autoritários e têm até ajudado às autoridades na busca por pedófilos na DW e na web convencional.



(Ação recente dos Anonymous)

Concluindo, a DW é um mundo desconhecido cheio de surpresas, mitos e ameaças. Vale a pena explorar este mundo, mas faça-o com consciência e cuidado. Se sua busca for por coisas ilegais, arcará com as consequências de seus atos. Existe muito bom conteúdo e muitos desafios interessantes que irão aprimorar seus conhecimentos e experiência de internauta.
Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário