Criptografando no Windows e no Linux

Compartilhe!

Criptografando pastas e volumes com encFS no Linux


Criptografia


Existe uma forma de proteger pastas e arquivos no Linux através do software encFS. Para iniciar abra um terminal Linux com o atalho CTRL+ALT+T e instale o pacote com o comando abaixo, será necessária a senha de administrador:

sudo apt-get install encfs

Depois de instalado, vá até sua pasta home, usando o comando cd  ~. Verifique se já está no diretório com o comando pwd. Então crie um diretório chamado criptografado e outro descriptografado com o comando mkdir. São apenas sugestões de nomes.

Agora, para criptografar seus arquivos digite:

encfs ~/criptografado ~/descriptografado

Escolha a opção p,  que é o modo paranóico, na tela que aparece após o comando acima e dê enter. Então, digite uma senha para usar na encriptação dos arquivos. Caso essa senha seja esquecida, seus arquivos se tornarão inacessíveis.

Agora monte o diretório descriptografado com o comando mount e em seguida, para ver o diretório df -h.
Acesse o diretório descriptogradado e trabalhe com seus arquivos. Caso não exista arquivos na pasta copie os arquivos desejados para ela e trabalhe com eles.

Após o termino, saia do diretório e digite o comando fusermount -u descriptografado para desmontar esse diretório, agora digite mount tecle enter e  em seguida df -h, perceba que o conteúdo do diretório descriptogradado não existe mais, apenas o conteúdo do diretório criptografado está presente e totalmente protegido.

Para rever o conteúdo descriptografado do diretório de mesmo nome basta redigitar:
encfs ~/criptografado ~/descriptografado.

Caso queira alterar a senha de criptografia, use o comando seguinte:

encfsctl passwd criptografado


Criptografando pastas e volumes no Windows usando o TrueCrypt

O TrueCrypt é um software que permite criptografia de dados com maior segurança que outras alternativas no Windows. O primeiro passo nesse processo é acessar o site do software e fazer o seu download. Em seguida clique no arquivo baixado para instalá-lo. Uma vez instalado, clique no ícone criado na área de trabalho, que se parece com uma chave, para iniciar o processo de criptografia.


Tudo começa clicando botão Create Volume, que fará surgir a tela acima. Em seguida escolha a primeira opção para criar um arquivo repositório compactado, que na verdade poderá guardar dentro de si pastas e outros arquivos num único pacote criptografado.




O próximo passo é escolher o modo padrão de criptografia do TrueCrypt, modo standard e clique em next. O modo Hidden pode ser usado em casos de extrema segurança.



Escolha, agora, o local de seu volume criptografado. Utilize um pendrive, mas poderia ser qualquer outro local. Clique no botão select file, vá até o drive que deseja criptografar, dê um nome para o arquivo de criptografado, basta escrever seu nome no espaço reservado ao nome do arquivo, no exemplo escolheu-se um arquivo chamado sample, e salvar.


Selecione o tipo de criptografia de dados, no caso AES, no caso a mais segura.


Digite o tamanho do volume a ser criptografado, escolheu-se 100 MB. Esse volume representa o espaço que será utilizado para guardar seus arquivos encriptados. O limite inferior para partições FAT é 292 KB e para partições NTFS 3792 KB.


Escolha uma senha que será a chave de criptografia de seus arquivos. Lembre-se de escolher uma senha forte, contendo letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números, com tamanho de pelo menos 20 caracteres. Se for escolhida uma senha considerada fraca, o aplicativo exibirá um alerta, mas acatará a senha digitada. Essa senha não poderá ser esquecida, ou haverá perda de acesso aos arquivos. Clique em next para prosseguir.


Na tela que aparece clique no botão format e o arquivo será criptografado com sucesso. Depois de clicar em OK, clique em exit na próxima tela que aparecer. O pendrive criado dessa forma necessita da instalação do programa de criptografia no computador onde será lido ou gravado.



Entretanto, para permitir que se leve o pendrive para qualquer computador sem a necessidade de se instalar o programa de criptografia, clique no ícone do programa TrueCrypt instalado em sua máquina e na tela que aparece, acione o menu Tools, escolha Traveller disk setup.





Na tela acima clique no botão Browse e aponte para a raiz de seu pendrive, clicando em seguida no botão Create. Deixe as demais opções como estão.


A tela de sucesso aparece logo a seguir.






Procure agora na raiz do pendrive a pasta TrueCrypt, dentro da qual existirá um arquivo de mesmo nome. Clique duas vezes nele para descriptografar seus arquivos, montando seu pendrive num volume virtual escolhido.



Marque a letra do drive virtual desejada, selecione o arquivo sample em seu pendrive, clique no botão Mount e digite sua senha de criptografia. Será criado um drive, no exemplo "O", com uma pasta chamada sample, onde estarão seus arquivos descriptografados.


Trabalhe com os arquivos, inclua ou exclua arquivos nesta pasta, clique novamente no arquivo TrueCrypt do pendrive e na tela que surgir, clique em Dismount para refazer a criptografia dos arquivos e pastas. Remova com segurança o pendrive na bandeja do sistema e pronto.

O TrueCrypt possui, também, versões para Linux 32 e 64 bits e Mac OS X.


Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Qual a função exatamente de criptografar ? apenas proteger ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principal função da criptografia é a proteção. Você poderá encontrar informações mais detalhadas no link https://manual.sarava.org/criptografia/#index1h1

      Excluir