Programando com Alice

Compartilhe!

Desenvolvendo o raciocínio lógico



Aprenda os conceitos de programação utilizando um ambiente de criação com animações 3D. Isso é o que oferece o Projeto Alice, que possui ferramentas e materiais para ensino e aprendizagem de raciocínio computacional, resolução de problemas e programação de computadores, que permite o envolvimento de pessoas de todas as idades e possui diversos níveis de complexidade.


No site do projeto http://www.alice.org/index.php existem vários cursos. O curso de introdução apresenta o ambiente de programação do Alice 3, utilizando a  linguagem Java, com foco nos fundamentos de programação orientada a objetos. O objetivo é desenvolver programas de alta qualidade, trabalhando com software capaz de resolver problemas reais. Esse curso é desenvolvido para estudantes sem experiência prévia em programação.

Para começar é necessário baixar o pacote de instalação na página de download. Existem versões para Windows, Mac OS e Linux.


Os vídeos de instrução sobre esse ambiente podem ser encontrados na página de tutoriais, bem como os materiais do curso de Alice.

O Alice é especialmente utilizado em escolas de ensino fundamental e médio nos Estados Unidos para ensino de programação e lógica aos alunos. Isso propicia um maior desenvolvimento intelectual dos alunos, melhorando o raciocínio e o desempenho na resolução de problemas.

O vídeo promocional do Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, fala sobre o Alice e sua boa influência sobre os alunos que utilizaram o ambiente.







Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário