Visão do futuro: Nanotecnologia

Compartilhe!


Nanotecnologia



A nanotecnologia se apresenta como uma grande solução para o futuro.  A possibilidade de se interagir com partículas nanométricas permite que se construa novos materiais, cujas propriedade podem ser mais precisamente adaptadas para se obter comportamentos especiais. Este é o caso, por exemplo, do revestimento impermeável mostrado no vídeo abaixo.




A nanotecnologia é capaz de manipular diretamente átomos. Desta forma materiais ou dispositivos com propósitos específicos, podem ser construídos átomo por átomo. 

As aplicações são inúmeras tais como nano-robôs especialmente construídos para contra-atacar micro-organismos nocivos ao ser humano de forma precisa e sem alterar a rotina dos pacientes, purificação de água, armazenamento de dados de forma mais eficiente em microcomputadores como nanohds, conter o espalhamento de vazamentos de petróleo na água do mar, smartphones cujos vidros possuem propriedades bactericidas, etc.

Poderiam ser construídos, também, nano robôs capazes de fabricar materiais com uma precisão admirável. 

Entretanto, as nanopartículas já existem na natureza. As nanoestruturas existentes nas asas das borboletas azuis funcionam como reforçadores e refletem a cor azul. Outras estão presentes nos bicos dos pássaros, nos répteis, nas formigas, nas abelhas e nas bactérias com a função de prover orientação através do campo magnético da Terra. 

Há duas maneiras de se criar tais nanoestruturas: de cima para baixo  e de baixo para cima. 

De cima para baixo pode ser usado:

litografia, como nos dispositivos eletrônicos; 
nano-impressão; 
corte e desbaste, onde se pode conformar superfícies e volumes com alta precisão.

De baixo para cima tem-se:

síntese química, através da construção de moléculas;
auto-organização, com o crescimento natural do sistema como cristais, tubos e filmes;
montagem por posicionamento, onde se pode, com o auxílio do microscópio eletrônico, posicionar átomos, criando dispositivos moleculares ou atômicos experimentais.

A nanociência é um ramo de pesquisa relativamente novo e ainda não possui muitos profissionais. A UFRJ possui um curso relacionado ao estudo da nanotecnologia e acredita-se que esse setor receberá bilhões de dólares em investimentos nos próximos anos. 






Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário