Deep web: o outro lado da web

Compartilhe!

O que é a Deep Web (DW)

A internet "oculta" que não conhecemos 


Leia também : 

Quando navegamos na Internet estamos, na verdade, utilizando apenas uma pequena parte dela. A web que conhecemos representa cerca de 20% da totalidade dos sites existentes na Internet.
Podemos comparar nossa web à parte não submersa de um iceberg.

Mas qual teria sido o motivo do surgimento dessa web oculta, chamada também de Dark Web, Web Profunda, Web Invisível, Deepnet, Undernet.

Um dos motivos seria o alto apelo comercial que a nossa web tem. Grandes corporações a utilizam para vender seus produtos e serviços. Uma verdadeira vitrine virtual.

A proposta da DW na verdade não está ligada à comercialização de produtos ou serviços como conhecemos. Nesta grande área da Internet encontramos coisas boas e coisas muitas vezes inesperadas. Podemos encontrar sites de pedofilia, mercados negros diversos, contratação de assassinos de aluguel, sites onde são armazenados segredos governamentais, etc.

O conteúdo da DW não está indexado por nenhum mecanismo de busca conhecido comercialmente. A forma em que os sites se apresentam também é bastante variada. Pode-se encontrar:
  • conteúdo dinâmico: páginas dinâmicas produzidas por requisições a formulários.
  • conteúdo isolado: páginas que não se ligam a outras páginas.
  • páginas privadas: sites só acessíveis via login e senha.
  • páginas contextuais: cujo conteúdo varia de acordo com características de quem acessa: IP do internauta, comportamento na navegação anterior.
  • conteúdo de acesso limitado: acesso limitado por meio de captchas ou outros recursos.
  • conteúdo de scripts: páginas acessíveis apenas por links gerados por Javascript, assim como aplicações Flash ou Ajax.
  • conteúdo não-HTML/texto: conteúdo textual codificado em arquivos multimídia ou formatos de arquivos específicos que não podem ser manipulados pelos motores de busca.
  • conteúdo que utiliza o protocolo gopher ou hospedado em servidores ftp. Isso as faz escapar da indexação do Google que só indexa páginas http ou https.

A DW também está dividida em níveis. Cada nível possui acesso mais complexo e possui páginas criptografadas. Estima-se que o WikiLeaks tenha obtido documentos secretos do Governo Americano em seu sétimo nível.


Compartilhe »

Gostou? Comente!


Participe da nossa comunidade de discussões!
Deixe-nos um comentário!

    DISQUS
    Comentários Facebook


0 comentários:


Postar um comentário